07 dezembro, 2006

"Extensões" no Internet Explorer

Já há algum tempo eu assino o feed do Add-Ons for Internet Explorer, similar ao Firefox Add-Ons.

Desde que conheci o site, minha esperança sempre foi que a comunidade fizesse o mesmo que a comunidade do FireFox faz: extensões (simples ou avançadas) que permitem que cada usuário personalize seu navegador de acordo com o que costuma fazer no dia-a-dia (semana-a-semana, que seja). Infelizmente (e felizmente para os insanos (ênfase, não ofensa) defensores do Firefox), o site parece ter criado um abismo maior ainda.

Hoje, resolvi botar em dia as várias mensagens de novas extensões (o IE não chama assim, mas chamarei assim pra facilitar) que eu ainda não havia lido, desde Outubro. Uns 30% dos novos add-ons eram de "toolbars de rádios online". Outros 30% sobre eliminadores de rastros e gerenciadores de senhas (precisamos de tantos assim?). Os 40% restantes se dividiam entre extensões pagas ou extensões que são mais aplicações do que extensões.

Eu concordo que existam alguns casos onde "extensões-aplicações" sejam úteis, mas estamos falando de extensões! O colega que desenvolveu por acaso achou "muito legal" que, para várias extensões, eu tenha um ícone na bandeja do sistema, um novo programa instalado, etc. Isso é ser muito sem noção, pô. Extensões/add-ons têm de ser browser-only e pronto. Se eu quiser mais que isso, vou procurar uma aplicação de verdade que me atenda.

E a primeira que eu comentei é realmente o fim da picada: extensões comerciais. É óbvio que não tenho nada contra a venda de software, até porque volta e meia também fico tentando ter alguma idéia para fazer o mesmo. Eu apenas sou contra que, no tal site, sejam permitidas essas extensões. OK, também há algumas extensões comerciais para o FireFox, mas comparadas com as gratuitas, sua proporção não chega a representar 1% do todo! Eu sinceramente não sei qual é o problema desse pessoal em fazer uma extensão gratuita, pois ela geralmente é destinada a UMA (claro que pode ter mais, mas a intenção inicial não é essa) função específica, e acaba sendo geralmente pequena e simples de desenvolver.

A que vi chega a ser cômica: uma extensão para gravar qualquer filme Flash que exista numa página, coisa que se resolve com uma rápida pesquisa no diretório de arquivos temporários. Fala sério!

Em tempo: meu navegador de uso principal é o FireFox. Não é o caso se ele é o melhor ou não, se obedece mais os padrões ou não (obedece mais do que o IE, mas ainda está longe de ser perfeito). Uso algumas extensões às quais me acostumei, e enquanto não houver algo parecido no IE, não troco. E se eu realmente precisar do IE, a extensão IETab, do Fx, geralmente me resolve o problema. Mas o IE pode ter todas essas mesmas capacidades, apenas bastaria que a comunidade para o mesmo fosse um pouco menos unha-de-fome e mais criativa. Desenvolver uma extensão no IE é pouca coisa mais difícil do que no Fx, mas pode apresentar mais qualidade e recursos (fora evitar o peso do Fx, que é um comedor de memória violento).

Extensões grátis (e decentes) para o IE já! Mas até lá... continuo no Firefox. E, para tomar vergonha na cara, vou botar no meu to-do: fazer uma extensãozinha para IE para não ficar só reclamando dos outros, que ao menos fizeram algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário