03 janeiro, 2014

Comparações financeiras - CLT, PJ, CLT "Cotas | Flex | Por Fora | Direitos Autorais | Propriedade Intelectual"

2Ano novo, vida nova! Ao menos para alguns. Nos últimos tempos, procurando um novo emprego, estive às voltas com comparações daqui e dali e resolvi então compartilhar aqui uma planilha que muito me ajudou nas comparações financeiras de diferentes propostas e na determinação do novo salário. Se você também se encontra neste caso, utilize esta planilha e boa sorte!

A planilha não deve e nem vai decidir por você: os cálculos são feitos e você decide o que é importante levar em conta. Cada um tem suas prioridades, seu próprio modo de enxergar vantagens. A planilha só acumula números e mostra o que eles representam ao fim do ano, que é o modo mais real de fazer comparações.

Você pode nem usá-la e considerar outros fatores de vantagem que o dinheiro muitas vezes não consegue representar. Ou então você pode se encontrar atualmente em uma situação onde o que interessa é a liquidez mensal. Isso é com você.

Aqui está a planilha: https://www.dropbox.com/s/t33cmeqfnsv4vr7/Compara%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%20CLT%20x%20PJ%20x%20CLT%20Alternativa.ots. Possui uma estrutura simples, e provavelmente você descobrirá sozinho como utilizá-la, mas de qualquer maneira, seguem-se algumas orientações de como utilizá-la.

Note que a ideia e estrutura originais desta planilha não são minhas - encontrei-a em algum site por aí, e apenas a atualizei. Por isso, me informe caso você saiba de onde ela se origina. Existem outras planilhas por aí para fazer este tipo de comparação, está é somente mais uma.

Há partes desta planilha que ainda não estão muito boas - em particular, a seção PJ. Estou há bastante tempo longe deste formato e pouco me atualizei. E a planilha, apesar de já comportar muitos diferentes cenários, sempre pode melhorar e comportar novas alterações. Se você fizer alguma alteração que julga interessante, compartilhe-a em algum lugar e me envie o link, pode ser nos comentários, no meu perfil, onde preferir. Manterei o link para a planilha sempre atualizado com a última versão.

Regimes de Contratação

É rápido usar a planilha - alguns poucos dados básicos já gerarão alguns valores anuais que você poderá usar para fazer sua comparação, ou para decidir quanto pretende ganhar em cada formato.

A planilha usa 3 seções verticais: CLT (a única que, a despeito do que se possa querer dizer, é 100% legal), PJ e "CLT alternativa". Esta "CLT alternativa", infelizmente (opinião pessoal) tão comum em nossa área, está ali para tentar comportar CLT Cotas, CLT "Flex", CLT + um valor por fora (use como valor de Cotas neste caso), CLT Direitos Autorais (ou Propriedade Intelectual).

No caso CLT Direitos Autorais|Propriedade Intelectual (não vi diferenças até hoje - se houver, por favor comente!) há uma célula separada pois há incidência de IR e algumas poucas regras diferentes sobre este valor.

Se eu souber de novos formatos, tento encaixá-los futuramente, ou adiciono uma nova seção.

Orientações Básicas de Uso

Esta planilha foi atualizada no LibreOffice Calc, e está publicada como um template (.OTS). Como qualquer template, quando você ativá-la, ela se abrirá como uma planilha de usuário nova e então você dará o nome que preferir ao gravá-la.

Não faço ideia de como está no Excel, mas acredito que não deve parecer nada diferente, ainda mais considerando que o Office já suporta o formato há algum tempo.

Em seu uso mais comum, você deverá preencher as células em amarelo. Preencha com os dados referentes às propostas que recebe, ou melhor ainda, com os valores que pretende atingir.

A planilha está protegida, mas apenas para evitar pequenos acidentes. Não há senha alguma na proteção e você pode (e em muitos casos, deverá) desprotegê-la para alterá-la conforme necessário.

Nas seções superiores, eu procuro colocar os valores de cada proposta com os descontos e benefícios que são declarados em demonstrativos mensais - é mais fácil para "bater o olho" e lembrar do que é composta cada proposta.

Mas não é somente isto que perfaz um salário, a intenção da planilha é dar um comparativo anual, já que há outros valores que não são perceptíveis mensalmente - ou ao menos, não de modo imediato.

Há duas células na planilha que vêm com valores de exemplo: Assistência Médica e Refeição. Adapte essas células, com um valor bruto ou uma fórmula, para melhor representar sua situação.


Você a usa como quiser, há ao menos três campos diferentes de totais anuais: líquido anual, anual + FGTS, anual + Assistência Médica, e assim por diante. Nem todas as pessoas gostam de considerar que esses valores agregados sejam componentes de comparação salarial, outras não abrem mão, então use os campos de totais que julgar convenientes ao seu caso. Estão todos alinhados entre os formatos, então basta olhar na mesma linha para uma rápida comparação.

Como uma pequena dica, costumo usá-la assim: decido qual o regime que pretendo e o valor, geralmente representando os valores do último emprego. Após preencher os valores de benefícios e descontos, já obtenho uma prévia anual. Então, baseado nesta prévia anual, uso os comandos de Atingir Meta (ou Solver, ou manualmente) do BrOffice/Excel, sobre as células de total anual dos outros formatos, fazendo a variação sobre a célula de salário. Desta maneira, descubro qual deve ser minha pretensão salarial em outros formatos e estou então com uma referência salarial bem aproximada.

Se eu descobrir um método fácil (e deixar a preguiça de lado), faço um vídeo futuramente para ilustrar (apesar de não haver muito segredo no Atingir Meta), ou publico o de alguém que o fizer. :-)

Pequenas dicas para suas futuras propostas

Dependendo de onde você procura seu próximo emprego, você terá uma tendência maior ou menor de conversar algumas vezes com consultorias, que são as maiores praticantes dos formatos alternativos à CLT. Neste caso, procure mencionar "CLT full" ou "CLT tradicional" quando achar que há uma possibilidade de não ser entendido: muitas vezes você diz CLT e lá vem uma proposta CLT com "jeitinho". NENHUM formato alternativo que inclua CLT pode ser chamado de CLT. CLT é uma só, todas as outras formas apenas usam interpretações dúbias da CLT (como Cotas) ou brechas jurídicas (no caso dos pagamentos "por fora").

Não se sinta ofendido à toa, acredite: não é pessoal! As empresas geralmente são claras quanto ao seu regime de contratação, cálculos, etc. Se um determinado formato não lhe interessa, apenas explique isso e parta para outra. Desta forma, você mantém um bom relacionamento e não perde o tempo de ninguém, principalmente o seu. Claro que há empresas e profissionais que às vezes não são claros intencionalmente para tentar "esconder" algo, felizmente É a minoria. Muito do que aprendi sobre os formatos foi graças a profissionais que foram extremamente claros e verdadeiros quanto àquilo que faziam.

Não tenha vergonha ou preocupação em dizer que precisa fazer mais cálculos antes de dar uma resposta. Algumas vezes você informa uma pretensão em seu regime de contratação preferido, porém pode não ser o formato que a empresa usa. Quando você está declarando sua pretensão salarial ao telefone, ter esta planilha aberta facilita um pouco. Mas é sempre melhor fazer cálculos e comparação com a cabeça tranquila: se já estiver em uma entrevista pessoal ou ao telefone, recolha todas as informações que puder para fazer suas comparações e então use a planilha para lhe ajudar a decidir. Mas não se apresse: com o trabalho se deve ter atenção, e o mesmo deve acontecer com sua avaliação financeira. Não se permita sentir-se pressionado e ansioso.

E finalmente, compartilhe aqui nos comentários suas dúvidas e principalmente casos de sucesso. Não sou de RH, DP ou Contabilidade, mas conheço um cálculo ou outro, após pesquisar e perguntar muito. Se tiver dúvidas, pesquise - para tudo que há na planilha existe explicação na internet. Se ainda assim, não conseguiu resposta para sua dúvida específica, pergunte nos comentários.

Mantenha-se antenado neste mesmo post para eventuais atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário